escola de sargentos

Só uma hecatombe tira a Escola de Sargentos de Santa Maria

Santa Maria está frente a uma possibilidade real de ter um acréscimo financeiro e, inclusive, de consolidar uma vocação que a faz ser reconhecida nacionalmente: um polo militar por excelência. Essa construção, contudo, não se iniciou agora e remonta tempos pretéritos, onde o município percorreu caminhos tortuosos e estratégicos de galvanizar tal condição. Acontece que, agora, o maior município do centro do Estado é o único representante do Rio Grande do Sul a brigar pela Escola de Sargentos (ESA) - atualmente sediada em Minas Gerais - e que será alocada em outra cidade brasileira.

Neste páreo, ao lado de Santa Maria, estão outros dois municípios: Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). O que Santa Maria, afinal, tem a mais ou o que a diferencia das demais concorrentes? Primeiro, ao observar os critérios estritamente técnicos (colocados pelo Exército Brasileiro), Santa Maria cumpre a todos com louvor. Habemus aqui a existência de colégio e hospital militar próprios, Hotel de Trânsito, vila militar, prédios sendo construídos (pela FHE), logística militar (quartéis) e campo de instrução (na vizinha Rosário do Sul).

DIFERENCIAÇÕES
Do ponto de vista, de comparação com as demais cidades, onde Santa Maria poderia estar em desvantagem? No caso de Ponta Grossa, a cidade paranaense está próxima do eixo Rio-São Paulo. Ou seja, o caminho para o sudeste é, por óbvio, encurtado. Acontece que teremos, a partir do segundo semestre deste ano, voos diretos daqui para São Paulo.

Quanto à praiana e atrativa Recife, perdemos por vários motivos (turísticos, claro). Mas o custo de vida em uma capital é sempre caro. Militares, assim como a maioria dos brasileiros, querem custo de vida acessível atrelado à qualidade de onde forem morar.

A equação aponta para um único local a ser escolhido: Santa Maria. Há fator político a ser considerado? Certamente que sim. Se formos levar em conta que a primeira cidade gaúcha a ser visitada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi Santa Maria, há aí mais um ponto a ser computado. Soma-se a isso o fato de o vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB), conhecer bem Santa Maria, até porque ele foi comandante do Comando Militar do Sul (que abrange os três estados do sul do país), há mais um fator agregador.

Igualmente importante, e deve ser considerado, que o comandante do Exército, o general Edson Pujol, sabe dos predicativos que Santa Maria ostenta. É bem difícil imaginar que o município, que tem a sede da KMW (gigante alemã dos blindados), que ainda contabiliza o segundo maior contingente de militares do país, tem toda logística militar necessária, vá perder para quem quer que seja.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo Pozzobom terá criação de novas secretarias Anterior

Governo Pozzobom terá criação de novas secretarias

A república de Santa Maria representada na capital gaúcha Próximo

A república de Santa Maria representada na capital gaúcha

Marcelo Martins